Independentemente dos altos e baixos das economias brasileira e internacional, o investimento em tecnologia continua sendo um modo eficaz para elevar as receitas das empresas. Foi essa a conclusão apontada por pesquisa recente divulgada pela consultoria Gartner, que estima em 4,5% o crescimento do orçamento das organizações para esta finalidade em 2018. Com isso, os gastos com inovação chegarão a US$ 3,7 trilhões até dezembro.

“Projetos em negócios digitais, blockchain, internet das coisas (IoT em inglês) e de desenvolvimento a partir do big data, algoritmos, machine learning e inteligência artificial continuarão a ser os grandes motores propulsores do crescimento”, afirmou John-David Lovelock, vice-presidente da Gartner, no relatório da pesquisa.

specificamente em uma dessas áreas, os ganhos se mostram ainda mais promissores. Até 2021, a Gartner prevê a criação de oportunidades comerciais relacionadas à inteligência artificial no valor de US$ 2,9 trilhões.

“Receitas derivadas da adoção de inteligência artificial são atribuídas, por exemplo, aos ganhos de eficiência e à geração de insights que personalizam a experiência do cliente”, detalhou o executivo, acrescentando ainda que o uso da inovação promove mais engajamento dos consumidores, além de novos modelos de negócios impulsionados pelo uso inteligente dos dados.

Os resultados da pesquisa evidenciam o quanto inovações como inteligência artificial, analytics, Internet das Coisas (IoT) e blockchain tornaram-se essenciais para a sobrevivência e evolução dos negócios.

Produzido pela Embratel, o e-book “Revolução Digital: 7 tendências para 2018”também aponta dados que confirmam a alta relevância das tecnologias citadas acima. A publicação ainda traz informações sobre outras três inovações fundamentais aos negócios: drones, cibersegurança e realidade virtual/realidade aumentada.

Sobre analytics, por exemplo, os leitores entenderão como a compilação e análise de dados são cada vez mais essenciais para as decisões de negócios, redução de custos e otimização de operações, tanto para companhias consolidadas quanto para startups.

Já sobre blockchain, o e-book revela como a tecnologia, que atualmente funciona como infraestrutura das moedas digitais (bitcoins), tem potencial para ser aplicada em diferentes transações digitais, em áreas como governo, saúde e distribuição de mídia, entre outras.

“O papel transformador da tecnologia é fundamental dentro de uma empresa, por auxiliar na otimização do tempo e de recursos, assim como na criação de novos cargos, funções e especializações, que atendem à demanda por produtos mais inovadores e originais”, explica Marcello Miguel, diretor-executivo de Marketing e Negócios da Embratel.

Para Marcello, os resultados do investimento em tecnologia aparecem rapidamente. “Quanto mais as organizações souberem explorar a inovação em favor de seus clientes e delas próprias, mais rápido verão os recursos investidos se transformarem em ganhos reais.”

O e-book “Revolução Digital: 7 tendências para 2018” pode ser baixado gratuitamente clicando neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *