Para manter-se dentro das exigências cada vez maiores do mercado, é fundamental buscar maneiras de comprovar e de expandir as suas habilidades enquanto profissional de TI. Nesse sentido, os certificados de TI representam grandes diferenciais no seu currículo.

Além disso, muitas empresas exigem que você tenha determinados certificados para que possa exercer as tarefas esperadas de você. Sendo assim, os certificados não são apenas diferenciais, mas requisitos.

Mas, com o desenvolvimento crescente da tecnologia e, consequentemente, do setor de TI, a quantidade de certificados disponíveis também aumenta.

Então, como escolher os que você vai tirar? Isso dependerá da área em que você vai se especializar, já que há opções específicas para cada uma delas. Além disso, é fundamental levar em consideração a empresa que emite o certificado, para ter certeza de que ele é confiável e realmente mede as suas habilidades e conhecimentos que se propõe a avaliar.

Pensando em tudo isso, preparamos este post especial sobre o assunto. A seguir, você conhecerá os principais certificados de TI que podem ser ótimas escolhas para você. Então, continue a leitura e verifique quais deles melhor se encaixam nas suas experiências e objetivos! Vamos lá?

1. ITIL

O certificado ITIL, acrônimo que vem de Information Technology Infrastructure Library (ou, em bom português, Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação), oferece quatro níveis de distinção: Fundação, Intermediário, Expert e Master.

Antes de receber o ITIL, você vai aprender a identificar, planejar, desenvolver e dar suporte a um departamento de TI. Dessa forma, a certificação visa demonstrar como o setor pode ter um papel-chave no crescimento e no desenvolvimento de uma empresa.

Essa é uma preocupação crescente, já que a evolução da tecnologia faz com que o TI assuma uma participação cada vez mais estratégica e presente junto aos gestores do negócio em que a equipe atua.

Assim, com o ITIL em mãos, você comprova ser um profissional de TI capaz de aprimorar os serviços da companhia, reduzir os custos operacionais, contribuir para a melhoria da produtividade dos colaboradores, aumentar o nível de satisfação dos clientes e muito mais.

2. PMP

O PMP, ou Project Management Professional (Profissional de Gerência de Projetos) é, como o nome indica, voltado para a qualificação de gerentes de projetos dentro do setor de TI. Esses profissionais são muito procurados, mas ainda é difícil encontrá-los — o que faz desse certificado uma excelente opção para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Tirar o PMP significa salários mais altos e novas e melhores oportunidades de emprego. Devido ao seu alto nível de exigência, o certificado exige cinco anos de experiência prévia em gerenciamento de projetos, um diploma, um total de pelo menos 7.500 horas na direção de um projeto e outras 35 horas em aulas sobre o assunto.

3. MCSE

Emitido pelo Microsoft, o MCSE (Microsoft Certified Solutions Expert, ou Especialista em Soluções Certificado pela Microsoft) alcança uma posição de cada vez mais destaque no cenário mundial da Tecnologia da Informação.

Quem tem o MCSE conquista oportunidades de trabalhar na Microsoft, assim como vagas que exijam conhecimentos em computação em nuvem em qualquer empresa. A nuvem conquista um espaço crescente nos negócios de todos os setores, então, fique de olho!

Para aumentar o nível de especialização dos profissionais, o MCSE oferece diferentes certificações, que são:

  • infraestrutura de servidor;
  • infraestrutura de desktop;
  • plataforma de dados;
  • mensagens e comunicações;
  • computação em nuvem privada;
  • Business Intelligence;
  • SharePoint.

Todos eles renderão novas e melhores oportunidades para você, então, escolha a opção mais adequada (ou opções!) de acordo com a área em que você deseja se especializar.

4. MCITP

Mais uma certificação da Microsoft que ampliará as oportunidades para você.

A MCITP — Microsoft Certified Information Technology Professional, ou Profissional da Tecnologia da Informação Certificado pela Microsoft — permite que você atue com administração de banco de dados, administração de mensagens corporativas e muitos outros setores específicos do TI.

O certificado pode ser tirado em seis especialidades:

  • Windows Client;
  • Windows Exchange Server;
  • Windows Lync;
  • Windows Server;
  • Windows Share Point;
  • Windows SQL Server.

Quanto mais delas você tiver, melhores serão as suas chances de conquistar o cargo que você deseja.

5. CISM

Com a tecnologia cada vez mais presente nas empresas, a segurança digital torna-se uma preocupação fundamental. Se você quiser atuar nessa área, recomendamos o CISM — Certified Information Security Manager, ou Gerente Certificado de Segurança da Informação.

Para tanto, você precisa ter cinco anos de experiência com segurança da informação, além de já ter atuado por três anos como gerente de segurança. Caso você tenha experiência com o desenvolvimento, concepção e gestão de iniciativas de segurança em empresas, o CISM torna-se ainda mais importante para o seu currículo.

Devido à importância desse profissional de TI, quem tiver o CISM conquista chances de salários altos e cargos de grande importância dentro da empresa.

6. CGEIT

O CGEIT, acrônimo para Certified in the Governance of Enterprise Information Technology — Informação da Tecnologia Certificada em Governança de Empreendimentos — comprova a sua especialização em governança, algo cada vez mais procurado pelas organizações.

Afinal, o desenvolvimento cada vez mais intenso do setor de TI faz com que as operações tornem-se mais complexas, e é necessário contar com profissionais capazes de comandar esses projetos e decisões.

Por render salários altos e por falar de uma especialização em crescimento, o CGEIT é um dos certificados mais procurados atualmente. Ele é voltado para profissionais de nível superior, como diretores, presidentes e gerentes de TI.

7. CAPM

O Certified Associate in Project Management — CAPM, ou Associado Certificado em Gestão de Projetos — é uma excelente opção para quem quer dar início a uma carreira bem-sucedida em gestão de projetos, outra área de crescente importância no TI.

Com ele, você desenvolverá as suas habilidades e conhecimentos para gerir projetos e ganhará mais experiência nesse setor. Ele também rende salários mais altos, sendo voltado especialmente para gerentes e coordenadores de projeto e analistas de negócios de TI.

E então, já sabe quais das opções de certificados de TI são as mais adequadas para a carreira que você deseja construir? Acompanhe nosso blog nele você terá sempre informações atualizadas sobre tecnologia da informação no Brasil e no mundo.