A alta rotatividade de profissionais nas empresas, mais conhecida como turnover é um cenário crítico para o crescimento das organizações.Na área de TI não é diferente. Atrair profissionais altamente qualificados para as atividades é bastante trabalhoso, mas, mantê-los motivados pode ser ainda mais complicado. Evitar o turnover é mais vantajoso do que trocar de equipe sempre, portanto, todo o investimento nesse sentido, retorna em produtividade por parte dos colaboradores.

Pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel em 2016, mais conhecida como “Barômetro de TI” mostra algumas formas de manter uma equipe mais engajada, motivada e com menos intenção de sair das empresas em que trabalham. Para isso, foram entrevistados cerca de 1.100 profissionais da área para entender um pouco mais sobre as necessidades de cada um para desenhar os resultados para a realização de uma gestão mais efetivas dos profissionais de TI.

Ofereça um bom pacote de benefícios

Na pesquisa realizada, um bom pacote de benefícios foi um dos fatores de atração mais citados. Para reforçar ainda mais essa tese, em estudo feito pela Seguradora Zurich e a Universidade de Oxford sobre a valorização de um pacote de benefícios atrativo pelos brasileiros, resultou que 67% dos brasileiros preferem benefícios de proteção à renda, como seguros de vida e invalidez, a salários mais altos. Ou seja, um pacote de benefícios oferecido pela empresa conta muitos pontos na permanência dos colaboradores na empresa, podendo reduzir drasticamente o turnover e outros índices que causam sérios problemas na organização, como o absenteísmo, por exemplo.

Disponha de flexibilidade na execução dos trabalhos

Outro fator que faz os olhos dos profissionais da área de TI brilharem é, sem dúvidas, um horário de trabalho mais flexível. Com essa modalidade, é possível ter mais tempo para conciliar a vida pessoal e profissional além de tocar outros projetos e fazer cursos. A modalidade de trabalho remoto já é uma realidade na área de tecnologia e tem trazido novas possibilidades de atuação, especialmente para as mulheres. É possível também, trabalhar de outros estados e até países com o trânsito facilitado de informações por meio de videoconferências e outras ferramentas.

Tenha um plano de carreira para profissionais de TI

Um dos itens mais citado na pesquisa como desejo dos profissionais de TI é que a empresa disponha de um plano de carreira bem estruturado. Ou seja, ter metas claras de progressão de carreira e as possibilidades de ser constantemente desafiado dentro da organização. Isso inclui também, uma ótima relação com gestores e responsáveis pela empresa de maneira que eles incentivem e tragam novidades para permitir que os profissionais possam crescer e contribuir para projetos cada vez maiores e desafiadores.

Invista em comunicação interna e transparência

A comunicação interna e transparente em todos os níveis da sua empresa é um amálgama poderoso para a construção de relações saudáveis na organização. Invista em programas que incentivem a comunicação entre os colaboradores, divulgue as suas ações, mostre-se sempre presente como gestor e promova uma gestão inspiradora e transparente. Para isso, é possível utilizar softwares que façam a gestão de processos, como o Pipefy, que realizam a gestão da comunicação de maneira visível a todos. No entanto, saiba também respeitar e entender os níveis de informação, sigilo, permissão e segurança. Afinal, uma informação nas mãos erradas pode ocasionar sérios problemas em todo o contexto organizacional.

Capacite a equipe e invista em seu crescimento

Profissionais da área de TI visam à capacitação o tempo todo. Afinal, além de ser cobrado que eles dominem novas ferramentas e tecnologias, é indispensável ao seu currículo, o conhecimento para pleitearem cargos cada vez mais altos. Investir na capacitação dos colaboradores é contribuir para o futuro da sua empresa e também valorizar os profissionais que se dedicam todos os dias na busca de soluções de problemas e o atingimento de metas na organização. Para isso, vale a pena utilizar webinars, videoconferências, cursos, bolsas de estudos, dentre tantas outras soluções que objetivam a capacitação dos seus profissionais.

Percebe o quanto é possível desenvolver um programa real de desenvolvimento dos seus profissionais de TI? Somente assim é possível mantê-los na sua empresa engajados, produtivos e capazes de entregar ainda mais resultados dia após dia.